Laboratório

 

SOBRE O LABORATÓRIO CIDADE E SOCIEDADE

O laboratório desenvolve pesquisas sobre Políticas Públicas aplicadas ao Planejamento  Urbano. Neste sentido, prioriza a reflexão em alguns eixos: primeiramente no sentido  de avaliar as políticas de planejamento urbano utilizadas durante a maior parte do Século XX, fortemente influenciadas pelo Modernismo; como conseqüência, busca novas metodologias de intervenção urbana, buscando a superação  das  deficiências  ao  paradigma até então hegemônico, principalmente no que diz respeito ao tecnocratismo, ao forte conteúdo físico-territorial dos planos, ao funcionalismo e a exclusão, no planejamento, da cidade dita “ ilegal”.

Outra linha  de  reflexão  busca  estudar  as  áreas de interesse social, seu processo de exclusão social  e a  busca  de  sua inserção no processo de planejamento e gestão da cidade. Com o objetivo de democratizar a gestão urbana, o Estatuto da Cidade instituiu vários  instrumentos  para  garantir uma participação direta do cidadão nas decisões do Poder  Público,  como  a  iniciativa  popular,  o  referendo,  o  plebiscito,  as consultas e audiências públicas, os conselhos de gestão de políticas e serviços públicos.

Podemos perceber aqui que, apesar de garantido os veículos legais de comunicação entre a população  e o  processo de tomada de decisão na gestão política das cidades, essa integração não se efetiva pelo descompasso existente entre a linguagem extremamente técnica e hermética das legislações urbanas e o desconhecimento destas questões  específicas  por  parte  da  maioria  da  população.  Para  que  essa interação se efetive se  faz  necessária  a  criação  de  um  canal  de  participação  nos processos de tomada de decisão, onde exista uma linguagem acessível aos diversos atores sociais. Por fim, o Grupo estuda questões relacionadas ao conceito de Urbanidade, sua avaliação em espaços existentes, com a construção de indicadores.