Apresentação do Laboratório

29/04/2016 15:01

Histórico: O Laboratório Cidade e Sociedade – LabCS, criado em 2003, congrega professores, pesquisadores e estudantes, com o objetivo de aprofundar estudos, desenvolver pesquisas e realizar ações de extensão relacionadas à temática do Planejamento Urbano, com especial enfoque nas cidades catarinenses.

Inicialmente criado no Centro de Comunicação e Expressão, em 2006 ele se transferiu com seus equipamentos e acervo para o Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina.

Temas de interesse: tendo o Espaço Urbano como objeto, o Laboratório tem privilegiado ao longo de sua história os temas como o planejamento urbano; as avaliações de políticas fundiárias; informalidade, regularização e direito à cidade; participação e gestão pública; uso do solo e desenvolvimento urbano; políticas habitacionais e os Estudos Territoriais.

Projeto de pesquisa principal: “Práticas Espaciais e Planejamento Insurgentes – Estudo da Região conurbada de Florianópolis” financiado pelo CNPq e coordenado pelo Prof. Dr. Elson Manoel Pereira.

Composição: É formado por pesquisadores de origem multidisciplinar – geógrafos, arquitetos, advogados e engenheiros – com diferentes níveis de formação: graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores, pós-doutorandos e pós-doutores.